sábado, 7 de abril de 2007

II.O QUE É O PIESC

O QUE É O PIESC

O objeto a que nos propomos desenvolver com a implantação do PIESC é o seguinte: obter na prática os mecanismos práticos, eficazes e eficientes, necessários para motivar e fazer agir o alunado de nível médio das Escolas Públicas e Particulares, não profissionalizantes, descobrindo o modus operandis que permita a sua integração na comunidade, através de projetos escolares que unam o conteúdo curricular programático da disciplina BIOLOGIA, à satisfação das necessidades da comunidade, referentes ao esclarecimento, orientação, prevenção e fiscalização de problemas da área da Saúde Pública, especialmente direcionados aos cuidados primários em educação para a saúde; engajando o alunado como promotor em campanhas originárias da própria Escola ou como auxiliares em campanhas oficiais patrocinadas pelas instituições competentes, descobrindo os limites, o próprio e o comum, geral e singular, do campo de atuação do PIESC , que é o singular específico; sem ônus financeiros adicionais; incentivando a transversalização dos conhecimentos curriculares das demais disciplinas, fundamentalmente em torno desse núcleo comum e, secundariamente, através de Projetos Escolares específicos de cada disciplina que contenham atividades de campo socialmente úteis; evitando assim a compartimentalização do saber, ao mesmo tempo que promove a contextualização do conhecimento; transformando os trabalhos escolares bimestrais de “mentirinha” em trabalhos reais, socialmente úteis e por isto gratificantes, valendo como avaliação, a ser acrescentada a outras modalidades avaliativas; contando e atuando com e na Escola- Professores- Alunos que temos e não com uma Escola-Professores-Alunos imaginários-ideais, pois qualquer ação comunitária que prescinda, para a sua realização, de gênios e/ou milagreiros, ou de instalações sofisticadas, impossível/dificilmente será executada; processo metodológico este que permite vivenciar , na prática educacional, os objetivos gerais da Educação Básica, qual seja, a formação básica do cidadão, através do exercício real da cidadania e do contato direto com atividades produtivas e, na prática social, associa-se a diretriz política administrativa do Sistema Único de Saúde - SUS e ao preceito constitucional no que diz respeito a responsabilidade e participação essencial da comunidade na solução dos problemas da área de Saúde Pública, “priorizando a prevenção sem prejuízo dos serviços assistenciais” e, promovendo assim, a nível de ensino Básico, a verdadeira integração Escola - Saúde - Comunidade.

I. DA SIGLA E DO SÍMBOLO

1. DA SIGLA

Este projeto escolar adotará a sigla PIESC, denominativo de PROJETO INTEGRAÇÃOESCOLA -SAÚDE-COMUNIDADE.

2. DO SÍMBOLO

O PIESC adotará como símbolo um círculo setado ( de cor vermelha ), com a siglaPIESC ( de cor branca ) centralizada, inscrito a um triângulo eqüilátero ( de cor azul),contendo na base o nome ESCOLA, no lado esquerdo o nome COMUNIDADE e no direito o nome SAÚDE, ambos de cor vermelha, significando:
a- na base do triângulo o nome ESCOLA, já que o PIESC parte e tem por base o ESCOLAR-PEDAGÓGICO servindo de elo ou ponte, função básica da escola, na integração específica SAÚDE - COMUNIDADE;
b- o círculo setado ( com a ponta da seta de cor branca ), com início e fim no nome COMUNIDADE, simbolizando que o binômio Educação - Saúde tem sua razão de existência centrada na comunidade;
c- as cores azul e vermelho por serem cores quentes contrastantes no fundo branco;
d- o triângulo, por sua conotação regional arquetípica sexual-instintiva e o círculo por sua parecença com a “bola”, paixão-emoção do povo brasileiro: juntos, no desenho, transmitindo a força instintiva e a emoção necessárias ao sucesso de todo movimento comunitário;
e- a palavra COMUNIDADE e não SAÚDE, no lado esquerdo do desenho, locada de acordo com as regras internacionais para ilustrações anatômicas, em virtude de esquerda possuir forte conotação reivindicatória que se justifica e legaliza-se ao objetivar ideais sócio - comunitários;
f- pela simplicidade das partes e do todo, devendo o desenho estar sempre apoiado pela base e não pelos vértices nem inclinado, simbolizando ser o PIESC um projeto escolar simples, equilibrado e viável.

Nenhum comentário: