sábado, 7 de abril de 2007

X. DIVERSOS

Esta página contém atividades INDIRETAMENTE RELACIONADAS com o CIDi Bio - PIESC


RESGATANDO À HISTÓRIA

A E.E. PROF. ABEL FREIRE COÊLHO E A VINDA PARA MOSSORÓ DE UMA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL.
Prof. Rapôso

Remexendo em velhos papéis já amarelecidos pelo tempo, encontrei uma cópia da “CARTA DE INTENÇÕES” referente a transformação do Abel Coêlho em uma Escola Técnica Federal. Então, como se uma fita de vídeo fosse, passou-me pela memória os episódios dessa luta que passo a narrar como um resgate a história da E.E. Prof. Abel Freire Coelho e da Educação em Mossoró.
Tudo começou quando assistimos, a noite, através de uma rede nacional de TV o pronunciamento de Sua Excelência o então Presidente José Sarney afirmando que iria construir 200 ( duzentas ) Escolas Técnicas Federais em todo Brasil. Então, já no outro dia de manhã, estávamos nos reunindo com a então Diretora do Abel, Maria Luíza Pinheiro Néo, que encampou a luta pela federalização da nossa Escola , e, na mesma semana, estávamos remetendo ao Presidente Sarney e ao Ministro da Educação a nossa carta de intenções.
A idéia da transformação do Abel Coelho em Escola Técnica Federal foi bem acolhida pelo MEC e iniciou-se uma meia dúzia de encontros com a então Diretora da Escola Técnica Federal de Natal, Maria Luzia, já que a de Mossoró ficaria subordinada a de Natal. E conversa vai, conversa vem, o tempo foi passando.
Conseguimos do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, a promessa de que, concretizada a federalização do Abel, cederia uma parte do terreno da E.E. Lavoisier Maia ,nossa vizinha, , caso fosse necessário efetuar alguma ampliação.
Aí, foi quando surgiu a doação de um terreno para a construção da Escola Técnica Federal no local onde encontra-se edificada a atual CEFET. A alegação para a construção de uma Escola nova ao invés da federalização do Abel era a de que seria mais uma Escola para Mossoró. O nosso raciocínio era o de que a criação de uma nova Escola Técnica Federal sucatearia o Abel ( oque realmente aconteceu ) e ficaria muito mais cara. Nessa luta, o Delegado do MEC para o Rio Grande do Norte, em visita a Mossoró, fez uma declaração a Imprensa publicada pelo Jornal Gazeta do Oeste, onde dava o seu parecer favorável a federalização do Abel . E o tempo foi passando.
O desfecho aconteceu quando o Abel, agora sob a Direção de Socorro Rocha, recebeu um telegrama do MEC convidando para uma reunião em Brasília, onde estariam presentes todos os Diretores de Escolas Técnicas Federais, ocasião em que seria tratada a federalização do Abel. Nosso contato em Brasília era o então Deputado Federal Raimundo Bezerra ( meu primo ) que se prontificou a nos alojar em sua residência em Brasília e nos levar pessoalmente a reunião além de prestar todo apóio a nossa causa, coisa que antes já o fizera, mesmo sendo Deputado pelo Estado do Ceará. Lembro-me que conseguimos duas passagens de avião, as pressas, com o Sr. Pitéu, então proprietário do Café Kimimo e com Carlos Augusto, então Deputado Estadual. Tudo acertado, para surpresa nossa, a Diretora Socorro Rocha desistiu da viagem alegando razões pessoais. Não fomos a reunião em Brasília e não federalizamos o Abel.
Se o Governo Sarney implantou as 200 Escolas Técnicas Federais no Brasil, não sabemos. Mas a de Mossoró foi implantada. E sem nenhum demérito para os que batalharam pela criação do atual CEFET contra a federalização do Abel, a luta do velho e querido Abel ( na época um exemplo de Escola para todo o Nordeste e hoje uma Escola comum ) sem nenhuma dúvida foi o gatilho que disparou chamanddo a atenção para a vinda para Mossoró de uma Escola Técinica Federal. Este o nosso mérito e esta a razão pela qual a nossa luta não foi em vão.
Segue na íntegra a Carta de Intenções que originou toda esta história.


Mossoró-Rn, 30 de abril de 1986

Ao
Excelentíssimo Senhor
JOSÉ SARNEY
“ PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”
Palácio do Planalto
BRASÍLIA - D. F.

ASSUNTO: TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ABEL FREIRE COELHO EM ESCOLA TÉCNICA.
( CARTA DE INTENÇÕES )

Excelentíssimo Senhor;

A ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ABEL FREIRE COELHO, com sede a Rua Dr. João Marcelino, S/N, Bairro Nova Betânia, Mossoró - Rio Grande do Norte, criada através do Decreto nº 7681/79; por intermédio de sua Diretora, Maria Luíza Pinheiro Néo, representando aqui os anseios de toda esta comunidade escolar, vem, mui respeitosamente, a vossa presença, através desta “ CARTA DE INTENÇÕES”, expor e solicitar o seguinte:
Que através da Rede Globo de Televisão, em pronunciamento Nacional ao vivo, tomamos conhecimento entusiasmados de vosso firme propósito de que se tornasse “ META PRIORITÁRIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO” a criação, em todo o Brasil, de 200 ( duzentas ) Escolas Técnicas.;
Que em virtude desta notícia, reacendeu em todos nós uma velha esperança, qual seja, a transformação de nossa Escola em Escola Técnica Federal, pleito este acalentado em nossos corações desde a construção da mesma, mediante convênio PREMEN - BIRD - SEEC e obedecendo aos parãmetros de uma Escola Técnica Profissionalizante;
Que a Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho é uma Escola atuando exclusivamente a nível de 2º Grau e ministrando educação através dos seguintes cursos: Formação Profissionalizante Básica - Setor Terciário, Auxiliar Técnico de Eletrônica, Habilitação Básica em Mecânica, Auxiliar Técnico de Edificação, Habilitação Básica em Saúde, Habilitação Básica em Crédito e Finanças, perfazendo assim um total de 6 (seis ) cursos, além de ser possível a reimplantação dos cursos de Habilitação Básica em Química e Habilitação Básica em Eletricidade que foram desativados em virtude de dificuldades materiais encontrados em sua manutenção;
Que em virtude dos cursos ministrados na E.E. Prof. Abel Freire Coêlho serem cursos de “ Habilitação Básica ou Auxiliar Técnico” e não cursos de “ Habilitação Profissional em Nível Técnico”, funcionando estes cursos como uma espécie de curso intermediário entre o Curso Técnico e o Curso Secundário Tradicional; vem criando um problema de difícil equacionamento, já que não prepara suficientemente nem para uma verdadeira profissionalização nem para o ingresso no 3º Grau, o que gera descontentamento generalizado em nosso alunado, agravado ainda pelo fato de nossos cursos não fornecerem legalmente Diplomas;
Que dispomos de um espaço físico total de 23.760 metros quadrados, sendo 5.006,58 metros quadrados de área construída, com capacidade total para 600 alunos em cada turno e dispondo de 20 Salas-de-Aula, 1 Biblioteca com 4.000 volumes em uma área de 168,75 metros quadrados com acomodações para 60 pessoas, 1 Laboratório de Física, 1 Laboratório de Eletrônica, 1 Laboratório de Química Geral e outro de Química Aplicada, 1 Laboratório de Biologia Geral e outro de Biologia Humana, 1 Sala Ambiente de Construção Civil, 1 Sala Ambiente de Desenho com 40 Pranchetas, 1 Sala Ambiente de Datilografia com 22 Máquinas de Escrever, 1 Sala Ambiente de Mecânica, 1 Sala Ambiente de Artes, 1 Escritório Modelo de Crédito e Finanças; Salas de: Enfermagem, Educação Física, Direção, Vice - Direção, Supervisão, Orientação Educacional, Professores, Secretaria, Reunião, além de Auditório, Quadra de Esportes, Almoxarifado, Banheiros e Sanitários bem como outras dependências de somenos importância;
Que o Prédio Escolar encontra-se em ótimo estado de conservação física e que o seu “ EQUIPAMENTO LABORATORIAL PERMANENTE” encontra-se em perfeitas condições de conservação e funcionamento;
Que a nossa Escola atende a uma clientela oriunda de diversos municípios circunvizinhos, com penetrância positiva em outros Estados, tais como Ceará e Paraíba, já que a Escola é sediada na cidade de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, encravada na Zona Oeste do Estado, na Micro-Região Salineira Norte-Rio-Grandense, sendo a maior cidade interiorana do Estado e uma das maiores do Nordeste, contando com uma população de aproximadamente 200.00 habitantes e com uma tradição histórica como polo aglutinador e área de influência regional, sendo geograficamente estratégica, já que se encontra eqüidistante de duas das maiores Capitais Nordestinas, Fortaleza e Recife e já dispondo de uma infra-estrutura educacional sólida em virtude de contar com a Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM, única no nosso Estado e a única do Brasil Semi-árido, com bastante tradição nos meios universitários brasileiros e internacionais; com a Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN, ministrando 13 Cursos na área Humanística e Tecnológica; além de dispor de mais de 70 Escolas de 1º e 2º Graus, pertencentes a Rede Estadual, Municipal e Particular de ensino, bem como Escolas do SENAI e SENAC que ministram educação específica. Queremos com estes dados demonstrar a viabilidade e a posição privilegiada de Mossoró, histórica-geográfica-culturalmente apta a comportar uma Escola Técnica Federal;
Que tendo sido esta Escola construída e equipada dentro dos mais altos padrões exigidos para uma Escola Técnica Profissionalizante, quando da desativação do Programa PREMEN, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte transformou-se automaticamente em órgão mantenedor da Escola e não obstante o seu empenho e boa vontade, em virtude da insuficiência de verbas alocadas para a Educação, apanágio não só do nosso Estado mas de todo o Sistema Educacional Nordestino, nossa Escola ressentiu-se desta mudança, vindo gradativamente a enfrentar problemas tais como: reposição de peças danificadas, assistência técnica permanente e principalmente problemas na aquisição de material de consumo; agravando-se este quadro com a mudança de orientação do Sistema Educacional Brasileiro quando tornou “facultativo” e não mais “OBRIGATÓRIO” o Ensino Técnico Profissionalizante, medidas e dificuldades estas que estão tornando todo este nosso patrimônio tendente a danificar-se pela inércia de sua não utilização; fugindo assim aos seus objetivos reais, ou seja, a efetivação das atividades práticas e a complementação das aulas teóricas. Estas assertivas tem como objetivo tentar demonstrar que a federalização de nossa Escola solucionaria de vez estes problemas;
Que quando de sua fundação em 1980, a maioria de seus funcionários técnicos e pedagógicos fizeram cursos de treinamento básico sobre o Programa PREMEN, inclusive em Escolas Técnicas Federais de Estados vizinhos. Que não obstante isto, porém, com relação a qualificação do Pessoal Humano, torna-se urgente a necessidade de reciclagem, já que não se compreende Educação no momento histórico atual sem uma atualização constante dos seus ministradores, sem um salário digno, sem tempo integral dedicado exclusivamente a uma Escola; fatos estes que impossibilitam a união fecunda que deve existir entre o binômio ensino-pesquisa, sem o qual as atividades docentes nada mais são do que mera preleção. Corroborando o acima exposto, a equipe técnico - pedagógica de nossa Escola, conjuntamente com os professores de cada disciplina específica, no caso de haver coincidência de intenções, acreditamos possuir condições morais e intelectuais para compartilhar, junto a uma Assessoria Técnica do Ministério da Educação na elaboração do Projeto dos Cursos a serem ministrados; movendo-nos a idéia básica fundamental de que esses cursos deverão ser eleitos em função das necessidades reais de nossa comunidade ao mesmo tempo que aurir, dessa comunidade mesma, a orientação para os cursos que devem ser implantados. Estes dados tem o objetivo de demonstrar que se concretizada a transformação de nossa Escola em Escola Técnica Federal, embora possuindo nossas deficiências, não nos encontramos totalmente despreparados para assumir essa nova responsabilidade;
Que ficamos confiantes em Vossa Excelência, no sentido de que esta Carta de Intenções vos sensibilizará a favor de nossos propósitos, de uma vez que os mesmos são nobres e dignificantes.
Outrossim, nos colocamos ao vosso inteiro dispor para prestar esclarecimentos e tomar outras providências cabíveis, bem como seria de bom alvitre a vinda a nossa Escola de uma Comissão do Ministério da Educação para constatar “ in loquo” a veracidade de nossas informações bem como as nossas potencialidades educacionais.
Certos de que Vossa Excelência já nos pode considerar, seja qual for a decisão tomada relativa ao nosso intento, como Educadores de Cruzado e não mais Educadores de Cruzeiro, aproveitamos a oportunidade para demonstrar os mais sinceros votos de estima e consideração.
Acima de tudo o Brasil e dentro dele a Educação !
Cordialmente,

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ABEL FREIRE COELHO

FTC ead : FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

Atividade do grupo de alunos:

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DA EMPRESA COMERCIAL FICTÍCIA STOP CAR VEÍCULOS ( PARADA OBRIGATÓRIA ) .

As principais funções do PRESIDENTE são estabelecer a visão estratégica da empresa, sua Política e sua Filosofia de Negócios, seu relacionamento ético com a comunidade e a responsabilidade financeira dos resultados: orientando/debatendo democraticamente com os demais departamentos.
Cabe ao GERENTE ADMINISTRATIVO, juntamente com o PRESIDENTE, o planejamento, a análise e o controle das atividades da empresa, especialmente voltado para os aspectos burocráticos, estatísticos e legais do negócio.
Ficará a cargo do GERENTE DE MARKETING ( MERCADOLOGIA ) o estudo dos produtos, o conhecimento do mercado, os métodos de distribuição, os estímulos de vendas, bem como a previsão de compra e venda dos produtos.
O GERENTE DE VENDAS ( MERCHANDISING ) incumbir-se-á de estudar a colocação da mercadoria ao alcance do consumidor e as condições de venda, atendendo a uma necessidade legítima do mercado, isto é, cabe ao GERENTE DE VENDAS providenciar a mercadoria ( carro ) certa, no momento certo, pelo preço certo. Encarregar-se-á também da seleção de mercadorias ( carro ), planificação das vendas, atmosfera de vendas, propaganda e promoção de vendas, meios de expor, preços e condições de pagamento acessíveis, volume de negócios e rotação de estoque. As atividades relativas a garantia e assistência do produto vendido ( carro ) ficará a cargo do GERENTE DE PÓS - VENDAS ( a mesma pessoa ).
A cargo do ASSESSOR TÉCNICO ficará os aspectos técnicos relacionados com o produto, desde a sua aquisição e manutenção até a assistência pós -venda, primando pela qualidade dos produtos oferecidos a clientela e pelas garantias de durabilidade.
O setor de PESSOAL tem como objetivo a adequação dos recursos humanos ao trabalho, colocando a pessoa certa na função certa, promovendo o bom relacionamento entre todos os membros da empresa e destes com os clientes e a comunidade, baseando-se na ética das relações humanas.
O GERENTE DE OFICINA efetuará os trabalhos de manutenção, assistência e revisão do produto (carro) de acordo com as diretrizes oriundas da ASSESSORIA TÉCNICA, bem como zelará pela guarda e conservação do material e instrumentos a serem utilizados.
A promoção de um atendimento personalizado e humanizado à clientela e a eficiência e eficácia em todos os serviços da empresa, será a função básica do GERENTE DE SERVIÇOS.

COMPONENTES DA EMPRESA COMERCIAL STOP CAR VEÍCULOS ( PARADA OBRIGATÓRIA)

PRESIDENTE: Wallison
DIRETOR ADMINISTRATIVO:Ferreira
ASSESSORIA TÉCNICA: Leila
GERENTE DE MARKETING:Aldeirton
GERENTE de VENDAS e PÓS - VENDAS:Junior
GERENTE de OFICINA:Damião
GERENTE de SERVIÇO:Adriano
SETOR de PESSOAL:Telma

A Importância de Trabalhar em Grupo

O trabalho em grupo é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. E, para trabalhar em grupo é importante que cada membro do grupo acostume-se a fazer a crítica e a autocrítica, construtiva e consciente, de sua participação, com o objetivo de detectar dificuldades / problemas e resolvê-los.
A primeira atividade em grupo que realizamos foi a resposta a um questionário, realizado em sala-de aula, abordando o assunto Liderança Individual ou Coletiva? Embora o texto fosse bastante complexo, todos o leram, ouviram-se a opinião de todos, uns opinando mais e outros menos, mas todos participando. Respondemos as perguntas no tempo previsto e não detectamos nenhum problema grave.
Para a confecção do Organograma de nossa empresa fictícia, o grupo reuniu-se em sala-de-aula, determinou os cargos e funções e um membro digitou no computador o Organograma. Este Organograma foi remetido por E-mail para o encarregado de retocá-lo e imprimi-lo. O E-mail não chegou ao destino . Mesmo assim, conseguimos refazer o Organograma que foi aprovado “a posteriori” e entregue em tempo hábil.
Na redação sobre as funções de nossa empresa fictícia, o grupo reuniu-se em sala-de-aula, discutiu, debateu e cada um entregou a um membro escolhido para fazer a redação final e imprimi-la, um resumo, por escrito, definindo as suas funções. Ao examinar mais detalhadamente essas definições o redator, a bem do grupo, resolveu anular algumas, no todo ou em parte e acrescentar e reestruturar outras. A redação foi entregue sem que o grupo tivesse oportunidade de apreciar as alterações.
As três atividades acima descritas demonstram que o nosso grupo precisa estabelecer critérios de participação solidária, mas responsável, determinar locais, dias, horários de reunião EXTRA- CLASSE que satisfaçam a todos, agendar telefones residenciais e comerciais dos membros, bem como incentivar a utilização dos meios eletrônicos de comunicação, como E- mail, Messenger e Blogs. Como sugestão, estamos postando esta e a outra redação em um Blog ( http://cidicibio.blogspot.com/ ) já existente e abrindo as discussões para a possível edição de um Blog próprio.
Quanto aos benefícios do trabalho em grupo no que diz respeito ao aproveitamento individual da aprendizagem somos categóricos: É ÓTIMO !

Wallison, Ferreira,Aldeirton, Leila, Júnior, Damião, Adriano, Telma.

UM BOM EMPRENDEDOR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

O objetivo principal de um bom empreendedor, seja qual for o negócio, é ter a motivação para a realização. O sucesso empresarial não consiste apenas no desenvolvimento de habilidades específicas, mas também nas atitudes empreendedoras.
Para um bom empreendedor produtividade e qualidade devem andar de mãos dadas, seguindo as normas de produção dentro do processo operatório e a exigência de tempo. A determinação do conteúdo de tempo, também é muito importante para poder exigir o ritmo de trabalho desejado, alcançando aplicar o conteúdo das tarefas.
Também consiste o sucesso empresarial na Ergonomia, que tem seus objetivos na humanização do trabalho e na melhoria da produtividade. As condições de trabalho incluem fatores que possam influenciar no melhor desempenho e satisfação dos trabalhadores na organização.
Um bom perfil empreendedor é peça chave dentro da organização, devido à flexibilidade, atribuições e competências como: CRIATIVIDADE, LIDERANÇA, DINAMISMO, INICIATIVA, EFICIÊNCIA, DESCRIÇÃO, COOPERATIVISMO, ÉTICA, PACIÊNCIA, COMPROMETIMENTO, TOMADA DE DECISÃO.
O perfil de um empreendedor tem que estar adequado as normas necessárias de uma organização. Cabe ao empreendedor bem-sucedido: buscar oportunidades e perseverar, comprometer-se e atuar com qualidade, correr riscos, mas calculados; estabelecer metas objetivas, buscar informações, planejar e monitorar de forma sistemática, persuadir e manter contatos, ter confiança e independência.

ESSAS SÃO AS QUALIDADES DE UM BOM EMPREENDEDOR.

Fundamentos de Economia e Empreendedorismo – 1ª semana letiva 2008.
- Texto dissertativo -

PESQUISA REALIZADA EM UM EMPRESA DE CONFECÇÕES

MULTFARDAS
( Bonés, fardamentos em geral. )

Pergunta: Existe a preocupação com a prática da ergonomia e a satisfação do funcionário ?
R: sim.

Pergunta: Quais são as ações ergonômicas realizadas pela empresa objetivando a qualidade no trabalho?
R: Palestra, vídeo de incentivo a qualidade do trabalho, ambiente de produção dentro dos padrões como: tamanho adequado, iluminação, ventilação etc.

Pergunta: Qual a necessidade de implantar ações ergonômicas dentro da empresa?
R:Melhor rendimento dos funcionários e a sua satisfação ,melhorando a sua auto estima.

Pergunta:Que características empreendedoras podem ser visualizadas no modelo de gestão implantado na empresa?
R: Priorizar o coletivo; ouvindo sugestões e acatando as viáveis.

Pergunta: A atividade desenvolvida na empresa está contribuindo para formação de riqueza e para o desenvolvimento da região?
R: Sim, direta e indiretamente. Direta: a inclusão do jovem no primeiro emprego e indiretamente trabalhamos com costureiras que trabalham em casa com o serviço de tercerização, já existe na região vários serviço de tercerizaçao chamado de facção de costura, também usados por outras empresas do ramo.

MULTFARDAS: PROPRIETÁRIOS
Roberto e Aila

Fundamentos de Economia e Empreendedorismo – 2ª semana letiva 2008
- Pesquisa -

RELAÇÃO EMPRESA E EMPREGADO

A Empresa analizada desenvolve os principios das normas regulamentadoras seguindo técnica de desenvolvimento para a região em gestão.A preocupação com a prática da ergonomia e a satisfação dos funcionários, com palestra e vídeo de incentivo á qualidade do trabalho como: curso de aperfeiçoamento, com treinamento especializado melhorando o rendimento dos empregados e tambêm a sua auto-estima, locais de trabalho dentro dos padrões: tamanho, iluminação, ventilação, etc. Priorizando sempre o coletivo, ouvindo e acatando as soluções viáveis.
As características empreendedoras inplantadas na empresa, diretamente alcançando o jovem, incluindo para o primeiro emprego, chegando a dar oportunidades e capacitando-o profissionalmente o jovem em gestão.
Indiretamente contribuindo para o desenvolvimento da região com trabalho tercerizado.Tercerização também conhecida como facção de costura que vem ser: o serviço feito na casa da costureira que tendo determinados tipos de máquinas se juntam com outras profiscionais fazendo o serviço de mão de obra, serviço esse que será pago por quantidades de peças prontas.A proposta dessas empresas é representar a economia no Brasil com o objetivo de sanar o desemprego na região.

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