sábado, 7 de abril de 2007

VIII. EDIÇÕES CIDiCi Bio

Aqui ficará a relação dos livros ( com pequenos comentários) editados sobre o nosso patrocínio.

A Coleção CIDiCi Bio está iniciando com a publicação da obra A ORIGEM DA VIDA de A.OPARIN. O livro já encontra-se a venda nas Livrarias de Mossoró RN.

PREFÁCIO DO PROF. RAPÔSO PARA A ORIGEM DA VIDA DE OPARIN

A Origem da Vida do sábio russo Oparin que ora apresentamos ao público leitor é um clássico da literatura científica-biológica mundial.
Em outro clássico da literatura biológica universal, a imortal obra A Origem das Espécies, seu autor, Charles Darwin já havia exemplificado exaustivamente e com clareza os mecanismos responsáveis pela origem e/ou transformação das espécies, isto é, como um ancestral comum origina diversos tipos ou espécies diferentes de seres vivos. Restava ainda, porém, explicar como surgiu a própria vida na Terra, ou seja, como ocorreu a transformação da matéria bruta, inorgânica, em matéria viva, orgânica.
Antes de Oparin, duas sinucas de bico biológicas inquietavam a mente dos cientistas. A primeira era o seguinte: todo ser vivo, uni ou pluricelular, necessita de alimentos (substâncias orgânicas) para suprir as necessidades de energia para as suas atividades vitais e de material para a construção e reparação do seu corpo. Mas, atualmente, aqui na Terra, toda a matéria orgânica (alimentos) apenas é sintetizada ou fabricada por um ser vivo. Como, então, surgiram os primeiros organismos vivos se não existia ainda as substância orgânicas nem para formar o seu corpo nem para fornecer energia ?
A segunda sinuca de bico pode ser exposta assim: toda a matéria orgânica é fabricada atualmente pelos chamados seres autótrofos que são aqueles capazes de fabricarem alimentos através da fotossíntese ou quimiossíntese: são, fundamentalmente, as algas e os vegetais que realizam a fotossíntese e alguns tipos de bactérias, os únicos seres vivos a fazerem a quimiossíntese. Logo, os primeiros seres vivos deveriam ser autótrofos, pois os heterótrofos, animais, fungos e protozoários não fabricam alimentos.Até aí, nada de mais. A sinuca é que a célula autotrófica possui um maquinário superior ou mais evoluído do que a célula heterotrófica e se ela houvesse surgido primeiro teríamos uma célula mais evoluída surgindo antes de uma menos evoluída ou uma evolução ao contrário, o que é contra todos os fatos conhecidos.
Para resolver essas sinucas, Oparin, baseando-se em dados da Biologia, da Química e da Astrofísica nascente lançou a idéia revolucionária de que a atmosfera primitiva deveria ser diferente da atmosfera atual, o que permitiria o surgimento de substâncias orgânicas ( alimentos ) sintetizadas abiogeneticamente, isto é, fabricadas antes de existir seres vivos na Terra. Posteriormente, as experiências de Miller-Urey e Fox, baseando-se nos dados teóricos de Oparin, confirmaram a sua teoria. As pistas seguidas por Oparim que levaram a formulação da sua teoria você vai descobrir ao ler este livro.
A Teoria Heterotrófica de Oparin é conteúdo curricular programático da disciplina Biologia a nível de Ensino Médio. Todo Livro Texto de Biologia comenta a sua teoria, sendo assunto que “cai” em Vestibular. No entanto, a sua obra A Origem da Vida onde é exposta detalhadamente a sua teoria é praticamente desconhecida nos meios acadêmicos e pelo público leitor em geral.Foi para preencher essa lacuna e por sua grande importância não apenas biológica mas também filosófica ( a origem da vida está no cerne mesmo da disputa entre as teorias evolucionistas ( científicas ) e as teorias criacionistas ( religiosas ) que o CIDiCi Bio - CENTRO INTER-ESCOLAR DE DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS resolveu reeditar esta obra. Esta nossa iniciativa, porém, só se tornou possível graças a parceria com a FORGRÁFICA EDITORA a qual agradecemos e parabenizamos.

Prof. Rapôso

Nenhum comentário: